Planejamento Semanal de costura | Dicas para organizar seu dia

organização do  tempo

Planejamento de costura semanal


Uso do Cronograma
  • Você sabe qual a importância da gestão do tempo na vida pessoal e profissional?
  •  Você sabe o que é um cronograma?
Ele é a visualização gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho ou projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas.
 
Ele serve para auxiliar no gerenciamento e controle do tempo de um trabalho qualquer, permitindo a visualização das atividades em andamento e das próximas etapas. 
 

Como fazer um cronograma
 
  • A primeira etapa ( definição das tarefas) serve para identificar, definir e registrar as ações necessárias para que seja concluído o objetivo. O resultado será uma lista com todas as tarefas que farão parte do cronograma e estão previstas para serem realizadas.
  • A segunda etapa será (sequenciá-las), devendo organizar e ordenar as tarefas dentro da lógica entre elas. ex: Se uma costureira precisa fazer um vestido ela não poderá costurar antes que seja cortado o tecido, correto?
  •  A terceira etapa ( estimativa dos recursos) nesta etapa é feito um levantamento de tudo que será gasto na execução do projeto. Ex: Se uma artesã irá produzir sua costura criativa, ela definirá tudo o que será necessário para que ela produza seu artesanato.
  • A quarta etapa ( estimativa de duração) e considero importante, pois é aqui que ajuda a costureira a definir suas horas de trabalho e também calcular sua mão de obra. 
 
Nesta etapa é onde se estima o tempo necessário para a execução de cada atividade. Não é uma tarefa muito fácil estimar a duração das tarefas principalmente em costura criativa, pois elas são influenciadas por vários fatores:
 
Imprevistos, produtividade e se a artesã trabalha em casa, ainda é mais difícil pois, ela precisa conciliar as atividades domésticas com sua atividade profissional.
 
 Dica
 
Use o prazo final para a suas atividades para programar a estimativa de duração. O ideal e o que eu costumo fazer em meu atelier, é tentar colocar pelo menos um dia antes da entrega do produto.
 
Assim, se houver algum imprevisto eu terei um tempinho de sobra para entregar meus trabalhos.

  • A sexta etapa é o  (Desenvolvimento do cronograma), Nesta etapa é onde montamos o formato gráfico do cronograma. Não se preocupe se você não possuir muitos recursos para fazer um cronograma. 
 
  • Você pode fazer em uma folha de papel e separar as etapas com linhas.O importante é dá o primeiro passo para organizar suas tarefas em seu atelier ou no seu cantinho da costura. 
 
  • Você notará que suas tarefas ficarão mais fáceis de ser visualizadas e a chance de você esquecer de fazer uma tarefa serão menores.
 
 Um cronograma ajuda a artesã a definir seu horário de trabalho e saber se possuirá tempo de sobra ou não, para se comprometer com novos pedidos.
modelo de cronograma

  •  Finalmente a etapa de (Controle do Cronograma) Aqui nesta etapa do cronograma, medirá se as atividades estão sendo realizadas dentro do tempo planejado.


Dica para aumentar sua organização,
como fazer uma boa gestão do tempo?
  • Planeje seu dia no mínimo na noite anterior. Defina o que precisa costurar, se vai precisar comprar tecidos para costurar, etc.
  • Dê mais atenção à manutenção das máquinas de costura.
  • Organize seu espaço de trabalho: um cantinho de costura que mais parece um quartinho da bagunça não favorece a criatividade, e só deixa a pessoa mais estressada.Veja dicas para organizar seu atelier de costura.
  • Priorize a qualidade do seu artesanato, verifique todos os detalhes e se não ficou sobras de linhas nas peças, costura abertas, sujeiras, embalagens danificadas e etc.
 
 
Veja Aqui, como uma costureira pode se formalizar como MEI.

fontes: Pesquisa mercadológica/Márcio de Cássio Juliano.
            e www.sebrae.com.br

Gostou deste post? compartilhe com sua amiga criativa!

ideias para ganhar dinheiro com costura

tecidos para roupas



regular ponto da máquina de costura

Postar um comentário

0 Comentários